© 2017 Todos os direitos reservados. edjastos.com.br

Cortisol alto reduz os resultados dos tratamentos estéticos de redução de gordura localizada e celulite

04.10.2017

 

O que é cortisol?

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. O cortisol serve para auxiliar o organismo a controlar a reduzir inflamações, potencializa outros hormônios .

 

 

Ação Sobre o Metabolismo

O efeito do cortisol sobre o metabolismo é facilitar a conversão de proteínas em glicogênio, sendo que causa degradação e inibição da síntese proteica, afetando principalmente proteínas musculares.

 

Ação Externas do Cortisol

Os níveis de cortisol no sangue variam conforme a hora do dia, sendo os níveis mais altos no principio da manhã e mais baixo na fase do sono. Estas alterações são provocadas pela luz e escuridão através da retina que envia essa informação para os núcleos supraquiasmáticos no hipotálamo.

Os níveis de cortisol também podem ser influenciados pelo stress psicológico, stress fisiológico, trauma, febre, depressão, medo, temperaturas extremas e exercício físico. A secreção mínima varia de indivíduo para indivíduo.

 

 

Ações Negativas do Cortisol em Desequilíbrio

A libertação mínima de cortisol tem como objetivo manter a homeostase após o stress, conservando o equilíbrio interno do organismo. O cortisol reage ainda como antagonista fisiológico da insulina, promovendo a quebra de moléculas de carboidratos, lipídios e proteínas para mobilizar as reservas energéticas .

Com altos níveis de secreção de cortisol também o sistema imunológico ficara mais fraco. 

 

Redução da capacidade de aprendizagem e memória

A exposição regular a altos níveis de cortisol danifica células no hipocampo. Este dano contribui para a diminuição da capacidade de aprendizagem. No entanto, a exposição a curto prazo ao cortisol ajuda no processo de criar memórias.

 

Ações negativas no comportamento

Em demasia o cortisol provoca insónias (chega mesmo a alterar padrões de sono), depressão e alterações de humor.

 

Ações negativas na estrutura óssea

A redução da síntese de colágeno  do tipo 1, provoca a inibição da construção de novas estruturas ósseas.

 

Ações negativas na massa muscular

Contribui para a perda muscular e o aumento da retenção de água (efeito similar à creatina) devido à perturbação criada no equilibro do corpo pelo sódio / potássio.

 

Conclusão

O cortisol é uma hormônio quanto liberado em altos níveis pode causar efeitos indesejados como aumento da pressão arterial,acumulo de gordura localizada no abdômen, aumento de celulite ,redução de memória.

 

 

Assista a aula abaixo e entenda melhor o assunto

 

 

  •  

    Compartilhar no Facebook
    Please reload