© 2017 Todos os direitos reservados. edjastos.com.br

Obesidade e Envelhecimento O que isso tem haver com ritmos circadianos

02.10.2017

Ritmos Circadianos e sua influência no envelhecimento.

Nobel de medicina 2017 !


 

 

 

 

Os agraciados com Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 foram os cientistas norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young por suas pesquisas no ritmo circadiano. O ritmo circadiano é o relógio biológico que influenciam ações internas como ciclo hormonais e metabólicos.

 

Será que é por isso que as pessoas que dormem mal tem uma tendência a engordarem?Vamos entender um pouco mais da pesquisa.

 

Os agraciados conseguiram separar um gene que administra o ritmo interno. Depois, eles provaram que esse gene fornece informações para que o corpo produza uma proteína que se acumula nas células durante à noite e vai se degradando durante o dia.

 

O achado esclarece ao questionamento que há muito tempo intriga os pesquisadores : o mecanismo biológico que faz com quê o corpo responda às diversas fases do dia geradas pela rotações da Terra.

 

A importância da descoberta

 

Todo o organismo humano é afetado pela noite ou dia ou claro-escuro. Nossa temperatura, nosso metabolismo, nossos hormônios e nosso sono reagem de acordo com essas mudanças.

 

Quando esse mecanismo está desequilibrado temporariamente, em um "jet lag", por exemplo, nossa saúde e nosso bem-estar são afetados.

 

Estudos também demonstram que desequilíbrios nesse sistema pode contribuir para acelerar o envelhecimento.

 

Mais sobre os laureados

 

Jeffrey C. Hall nasceu em 1945 em Nova York, EUA. Em 1971, terminou o seu doutorado na Washington University. Em 1974, passou a dar aulas na Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos. Depois, em 2002, se associou à Universidade de Maine (EUA).

 

Michael Rosbash nasceu em 1944 em Kansas City (EUA). Em 1970, terminou o seu doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. Desde 1974, é professor na Universidade de Brandeis (EUA).

 

Michael W. Young nasceu em 1949 em Miami, nos Estados Unidos e fez o seu doutorado na Universidade de Texas (Austin), em 1975. Entre 1975 e 1977, fez pós-doutorado na Universidade de Stanford, na Califórnia. Desde 1978, ele dá aulas na Universidade de RockFeller, em Nova York.

 

Para mais artigos acesse www.edjastos.com.br

Compartilhar no Facebook
Please reload