© 2017 Todos os direitos reservados. edjastos.com.br

Ondas de Choque com recursos da Estética Bioortomolecular

29.08.2017

 

 

No final desse Manual Prático, você tem uma descrição completa das funções do thork da Marca: Ibramed.

 

O objetivo desse Manual é facilitar a você que nos acompanha o entendimento de como conjugar os benefícios do THORK com os resultados da estética Bioortomolecular

 

Deixando claro que esse Manual é uma opinião independente .

 

Indicações em Estética do THORK também conhecido como martelinho de ouro :
- Redução da aparência da celulite; 
- Modelagem não invasiva do contorno corporal; 
- Melhora da circulação sanguínea local.

 

Celulite

 

Na função tratamento de Celulite (HLDG) ,você pode utilizar o protocolo de redução de HLDG da Dermacorpore.

Primeiro Higienizar a pele com água termal Dermacorpore e íon clean.

Aplicar um mineral de cada vez na seguinte ordem :Boro;Magnésio e Potássio.

Massagear íon reduc 

Realizar procedimento conforme orientação do manual de uso.

 

Home care : Indicar o uso do Íon Reduc manhã e noite nas regiões com acumulo de HLDG. 

 

 

Gordura Localizada

 

Na função tratamento gordura localizada ,você pode utilizar o protocolo de redução de tecido adipodo da Dermacorpore.

Primeiro Higienizar a pele com água termal Dermacorpore e íon clean.

Aplicar um mineral de cada vez na seguinte ordem : Cálcio ;Iodo e Cromo.

Massagear íon reduc 

Realizar procedimento conforme orientação do manual de uso.

 

Home care : Indicar o uso do Íon Reduc manhã e noite nas regiões com acumulo de HLDG. 

 

 

Contorno Corporal

 

Na função contorno corporal ,você pode utilizar o protocolo de recuperação de tecidual  da Dermacorpore.

Primeiro Higienizar a pele com água termal Dermacorpore e íon clean.

Aplicar um mineral de cada vez na seguinte ordem : Cálcio ;Potássio, Silício   e Selênio.

Massagear Íon Firme 

Realizar procedimento conforme orientação do manual de uso.

 

Home care : Indicar o uso do Íon Firme manhã e noite nas regiões com acumulo de HLDG. 

 

 

Copie o link abaixo e colo no seu navegador e assista apresentação prática :

 

 

 

Dados técnicos :

O THORK Shock Wave Ibramed é um equipamento microcontrolado de terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT - Extracorporeal Shock Wave Therapy). Conta com modalidades de tratamentos para Reabilitação com ondas de choque acústicas de alta energia que são transportadas até os tecidos músculo-esqueléticos, sendo indicadas para terapias biomecânicas, pontos gatilhos miofasciais, desordens das inserções tendíneas, ativação dos músculos e do tecido conjuntivo, e também para estimulação dos pontos de acupuntura.

As ondas de choque são impulsos acústicos/mecânicos que causam nos tecidos um fenômeno denominado cavitação, no qual são geradas microbolhas. O impacto mecânico gera microlesões no local sem danificar os tecidos adjacentes, estimulando o processo de reparação tecidual. Possui ação analgésica, liberando substancias que atuam na melhora da dor. Estimula a irrigação e oxigenação local, promovendo formação de novos vasos, e incrementa energia celular.

A energia mecânica cavitacional e térmica produzida pelo THORK® Shock Wave é transferida ao paciente através de um aplicador de ondas de choque radiais acoplado à pele, permitindo aplicações estáticas e dinâmicas com o máximo de energia e segurança terapêutica, garantindo efetividade nos tratamentos.

O equipamento apresenta energia máxima de 200 mJ, o modo de emissão das ondas de choque pode ser único ou sequencial com ajuste de frequência até 22 Hz e o número de disparos pode ser previamente ajustado até 9999 ou modo livre (Free). 
Acompanha 3 projéteis, um no aplicador e 2 sobressalentes. Cada projétil possui durabilidade de 3.000.000 de disparos. Após 9.000.000, ou seja, após o uso de 3 projéteis, é necessário o envio do aplicador para revisão e manutenção. 

O equipamento pode ser utilizado com ponteiras de diferentes tamanhos e materiais para diversas aplicações terapêuticas. Aplicador ergonômico, com design diferenciado, tela touch screen e tutorial informativo. O THORK Shock Wave é um equipamento eficiente, seguro, preciso e fácil de operar.

PONTEIRAS THORK Shock Wave:

Ponteiras metálicas:
- Ponteira metálica de 6 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais profundas em áreas específicas e pontuais. Pode ser utilizada no tratamento de pontos-gatilhos, acupuntura, tendinopatias em regiões mais localizadas.
- Ponteira metálica de 15 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais profundas em pequenas áreas. Pode ser utilizada no tratamento de pontos-gatilhos, tendinopatias, lesões musculares, terapias miofasciais e lesões articulares, e na estética para o tratamento de distúrbios estéticos em pequenas áreas. 
- Ponteira metálica de 25 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais profundas em áreas medianas. Pode ser utilizada no tratamento de tendinopatias, lesões musculares, terapias miofasciais e lesões articulares, e na estética para o tratamento de distúrbios estéticos em áreas medianas. 
- Ponteira metálica de 34 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais profundas em áreas maiores. Pode ser utilizada no tratamento de lesões musculares e terapias miofasciais, e na estética para o tratamento de distúrbios estéticos em áreas maiores. 

Ponteiras de Poliacetal: 
- Ponteira de poliacetal de 6 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais superficiais, dolorosas ou próximas a regiões ósseas em áreas específicas e pontuais. Pode ser utilizada no tratamento de acupuntura e tendinopatias superficiais em regiões mais localizadas, e na estética para o tratamento de estrias. 
- Ponteira de poliacetal de 15 mm: utilizada para tratamentos nas áreas de reabilitação e estética que visam atingir tecidos e estruturas mais superficiais, dolorosas ou próximas a regiões ósseas em pequenas áreas. Pode ser utilizada no tratamento de tendinopatias superficiais, e na estética para o tratamento de distúrbios estéticos em pequenas áreas e face. No caso de tratamentos faciais deve-se utilizar a proteção de silicone para a ponteira. 
- Ponteira de poliacetal de 25 mm: utilizada para tratamentos na área de estética que visam atingir tecidos e estruturas mais superficiais, dolorosas ou próximas a regiões ósseas em áreas medianas. Pode ser utilizada no tratamento de distúrbios estéticos em áreas medianas e face. No caso de tratamentos faciais deve-se utilizar a proteção de silicone para a ponteira. 
- Ponteira de poliacetal de 34 mm: utilizada para tratamentos na área da estética que visam atingir tecidos e estruturas mais superficiais, dolorosas ou próximas a regiões ósseas em área maiores. Pode ser utilizada para o tratamento de distúrbios estéticos em áreas maiores. 


TÉCNICA DE APLICAÇÃO 

- Examinar a pele e limpar a área de tratamento previamente a aplicação;
- Limpar os acessórios antes e depois de cada sessão de terapia;
- Aplicar a loção neutra ou gel condutor neutro na pele para deslizamento das ponteiras;
- Dependendo do objetivo terapêutico, realizar aplicação estática pontual ou movimentos lentos com o aplicador nas direções horizontal e vertical, realizando um scanning sobre o local de tratamento.


AÇÕES E BENEFÍCIOS

- As ondas de choque são impulsos acústicos/mecânicos que causam nos tecidos um fenômeno denominado cavitação, no qual são geradas microbolhas;
- O impacto mecânico gera microlesões no local sem danificar os tecidos adjacentes, estimulando o processo de reparação tecidual;
- Possui ação analgésica, liberando substâncias que atuam na melhora da dor;
- Estimula a irrigação e oxigenação local, promovendo formação de novos vasos, e incrementa energia celular;
- A energia mecânica cavitacional e térmica produzida pelo THORK® Shock Wave é transferida ao paciente através de um aplicador de ondas de choque radiais acoplado à pele, permitindo aplicações estáticas e dinâmicas com o máximo de energia e segurança terapêutica, garantindo efetividade nos tratamentos;
- A ponteira de PAD (plástico) concentra a energia mais superficial e a ponteira de aço é mais profunda. Escolhe-se a ponteira, sendo possível utilizar as duas (uma de cada vez) na mesma sessão. A escolha é feita conforme o objetivo terapêutico;
- Na estética, as ponteiras possuem profundidades para tratamentos das disfunções da derme e hipoderme;
- Na reabilitação, a resposta biológica acontece promovendo proliferação celular, neovascularização, aumento da circulação sanguínea, regeneração, reparo, analgesia;
- Na celulite, as ondas de choque possuem efeito fibrinolítico, mobilização de líquidos, eliminação de toxinas, melhora da microcirculação. Na gordura, estimula a lipólise. Na pele, ativa fibroblastos, estimulando colágeno e elastina;
- A aplicação é feita com gel de contato, além de um protetor de silicone na ponteira para protegê-la.


INDICAÇÕES

Indicações em Reabilitação:
- Terapias biomecânicas; 
- Pontos gatilhos miofasciais; 
- Desordens das inserções tendíneas; 
- Ativação dos músculos e do tecido conjuntivo; 
- Acupuntura.

Indicações em Estética:
- Redução da aparência da celulite; 
- Modelagem não invasiva do contorno corporal; 
- Melhora da circulação sanguínea local.


CONTRAINDICAÇÕES

- Gestantes
- Hemofilia ou outros distúrbios hemorrágicos
- Ingestão de anticoagulantes
- Sobre tecidos com inflamações agudas não diagnosticadas
- Sobre erupções cutâneas ou outro tipo de lesão tecidual
- Sobre área de polineuropatia em pacientes com Diabetes Mellitus
- Em pacientes submetidos a terapia com cortisona até 6 meses antes da primeira sessão de terapia por ondas de choque extracorpórea
- Sobre áreas neoplásicas
- Diretamente sobre implantes metálicos
- Sobre doenças vasculares oclusivas e insuficiência circulatória, como em casos de trombose venosa profunda, flebite, varizes, arteriosclerose obliterante e tromboangeíte obliterante
- Sobre os órgãos reprodutores
- Na presença de infecções sistêmicas (sepse, tuberculose) ou se a temperatura do paciente é elevada (febre)
- Presença de dispositivo eletrônico implantados. Não utilizar o equipamento próximo de desfibriladores, em pacientes portadores de marca-passo cardíaco, implantes cocleares, estimuladores de crescimento ósseo, estimuladores cerebrais profundos, estimuladores da medula espinhal e outros estimuladores nervosos
- Sobre laminectomia ou espinha bífida.  Diretamente sobre os seios carotídeos, gânglio estrelado ou nervo vago localizados no triângulo anterior do pescoço
- Sobre a região de pulmões, área cardíaca, grandes nervos e vasos, coluna e cabeça
- Sobre ou perto de centros de crescimento ósseo até que o osso tenha terminado seu crescimento
- Áreas com tendência para hemorragias após trauma agudo ou fratura.


REAÇÕES ADVERSAS TRANSITÓRIAS 

Algumas reações adversas transitórias podem ocorrer após a terapia por ondas de choque extracorpórea. As reações adversas mais comuns incluem: 

- Inflamação local
- Eritema
- Petéquias (pontos vermelhos na pele)
- Equimoses
- Desconforto e dor local
- Lesões na pele em caso de terapia prévia com cortisona

OBS: Não repetir o tratamento antes que as reações adversas tenham desaparecido.


MECANISMO DE AÇÃO E EFEITOS FISIOLÓGICOS 

A terapia de ondas de choque promove os seguintes efeitos fisiológicos:

1) Mecanotransdução do sinal: é o processo pelo qual as células mecanorreceptores e parênquimas convertem estímulos mecânicos (ondas de choque) em uma resposta química, ativando os fibroblastos e aumentando a densidade das fibras de colágeno e elastina, devido a produção do neocolágeno e neoelastina. 

2) Remodelagem do colágeno: o estresse mecânico ativa a mecanotransdução, estimulando a remodelagem das fibras colágenas e os fibroblastos. O tracionamento das fibras colágenas da pele, por meio do movimento do aplicador, estimula o rearranjo das fibras e melhora da maleabilidade do colágeno. 

3) Estimulação da microcirculação: o aumento da circulação causa a redução na concentração de substância vasoneuroativas como a bradicinina, prostaglandina, serotonina e histamina, o que reduz a excitação dos nociceptores e promove a redução da dor. Também aumenta o transporte ativo de oxigênio e nutrientes ao tecido.

4) Liberação de óxido nítrico: o óxido nítrico é um importante vasodilatador formado nos neurônios do corno posterior da medula espinhal. Ele promove um efeito inibitório nas vias nervosas aferentes da dor, o que causa a modulação da dor.

5) Eliminação das toxinas e aumento do fluxo linfático: ativação do sistema linfático. Acelera o transporte de metabólitos da matriz extracelular. Este processo leva à drenagem linfática para redução do edema e rápida regeneração dos tecidos. 

6) Liberação de fatores de crescimento VEGF (Fator de crescimento vascular endotelial), eNOS (Síntese de óxido nítrico endotelial), BMPs (proteínas ósseas morfogênicas): esses fatores auxiliam na cicatrização das tendinopatias em inserções tendíneas, além de estimular a liberação de fatores angiogênicos e neovascularização, o que melhora o fluxo sanguíneo local, promovendo a cicatrização de tendões e ossos. 

7) Aumento da permeabilidade da membrana celular: decorrente do fenômeno de cavitação, onde os lipídeos na forma de ácidos graxos livres são liberados na circulação sanguínea para a oferta de energia às células (ATP).


DÚVIDAS FREQUENTES

Qual é a diferença da ponteira de aço para a ponteira de PAD do equipamento Thork?
- A ponteira de aço é considerada mais profunda e a ponteira de PAD concentra a energia mais superficial.

As duas ponteiras podem ser utilizadas para os tratamentos fisioterapêuticos e estéticos?
Em qua- Sim, as ponteiras são escolhidas conforme o objetivo terapêutico.

Quanto tempo é feita a troca de bala do aplicador?
- A troca de bala é feita aproximadamente após 2 à 3 milhões de disparos.

Qual é o tempo de intervalo necessário para o resfriamento do aplicador entre uma sessão e outra?
- É necessário de 15 a 20 minutos para normalizar a temperatura do aplicador.

O equipamento acompanha aplicador?
- Sim, acompanha 1 aplicador juntamente com as ponteiras.

Quando finalizar o tempo de uso da bala, como proceder?
- Faz-se a troca da bala extra que acompanha o equipamento.


DADOS TÉCNICOS

Marca: Ibramed
Modelo: Thork
Dimensões: 58 x 45 x 110cm (C x L x A)
Peso: 24,3kg
Energia: 60-200 mJ 
Energia máxima: 200mJ
Frequência: 1 a 22 Hz 
- Até 22Hz: energia limite de 60mJ 
- Até 20Hz: energia limite de 90mJ
- Até 19Hz : energia limite de 120 mJ
- Até 18Hz : energia limite de 180 mJ 
- Até 16Hz : energia limite de 200 mJ 
- Disparos: ajustáveis de 1 a 9999 ou modo Livre 
Modo do disparo: Único ou sequencial com ajuste da frequência
Modo Rampa: ON e OFF para conforto na terapia
Opção para a troca de idioma: português, inglês e espanhol 
Número de disparos: Pode ser previamente ajustado até 9999 ou modo livre (Free) 

 

Fonte de pesquisa dos dados técnicos :

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload