© 2017 Todos os direitos reservados. edjastos.com.br

Dados alarmantes sobre a Obesidade

17.04.2017

 

 

 

Obesidade:

 

Obesidade atinge mais da metade da população brasileira, aponta estudo:

Levantamento do Ministério da Saúde revela que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, percentual era de 43%. Homens são maioria, 54%. Nas mulheres, o índice chega a 48%.

 

Pesquisa revela que maioria da população adulta brasileira é obesa

O percentual de pessoas com excesso de peso superou, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira. 

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), do Ministério da Saúde, mostra que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%. 

 

O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. 

Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%.O estudo inédito também revela que a obesidade cresceu no País, atingindo o percentual de 17% da população.

 

Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%.

Na primeira edição da pesquisa, 11% dos homens e 11% das mulheres estavam obesos. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%. 

 

Os dados retratam os hábitos da população e é um importante instrumento para desenvolver políticas públicas de saúde e estimular os hábitos saudáveis.

 Nesta edição, foram entrevistados 45,4 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.

 

Alimentação:

 

Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros. Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros.

 

Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31,5% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,8%) consome leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis - 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana. 

Fonte : Ministério da Saúde. 
 

Saiba mais do processo de Emagrecimento Bioortomolecular:

 

 

whatsApp 11 95354 5968

Compartilhar no Facebook
Please reload