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Você sabe quem é o maior responsável pelas Rugas?

17.03.2017

A glicação é um dos fatores preponderantes no processo de  envelhecimento.

A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose) adere a uma molécula de proteína, como o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. 
 

A partir desse processo são formados os AGEs, caracterizados por um complexo de açúcar e proteína rígido que altera as estruturas dessas proteínas e impedem o desempenho eficiente de seus papéis mais importantes no organismo. Na pele, o resultado é o aparecimento de rugas. 

 

Para você entender o que é glicação precisa saber  a  fórmula química do açúcar é C12H12O11 (12 átomos de carbono, 12 de hidrogênio e 11 de oxigênio).

O açúcar é um dissacarídeo, uma união de dois açucares, a glicose e a frutose, que dão origem a sacarose. O açúcar branco, que você utiliza em casa, é uma sacarose.


O que é a sacarose? É a união da glicose com a frutose.

A frutose é o açúcar da fruta.

 

O ideal é consumir o açúcar das frutas como está na natureza para evitar a glicação ou envelhecimento tecidual.É melhor comer a fruta do que beber o suco da fruta,pois ao transformarmos a fruta em suco perde se partes dos nutrientes como fibras e etc.

 

Dicas para evitar a glicação:

 

Mude os hábitos de vida :

- Coma bastantes saladas , legumes e verduras. 

- Prepare os alimentos cozidos no vapor para manter o máximo possível suas características nutricionais 

- Coma pelo menos uma maçãs por dia, pois a fruta é rica em antioxidantes flavonóides (o mesmo tipo encontrado no chocolate amargo e no vinho). E previne a inflamação do hipotálamo.

- Peixes de água gelada (salmão, sardinha, truta, anchova e arenque) são ótimas fontes de ômega-3, além dos ovos enriquecidos com essa gordura, que está associada ao fortalecimento do sistema imunológico e à pele saudável, entre outros benefícios. 

- Inclua fibras na dieta: feijões, ervilhas e lentilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar gorduras. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar. 

- Use temperos frescos. Açafrão e canela são ótimos antioxidantes . 

- Beba de seis a oito copos de água com pH alcalino. 

- Evite doces industrializados e refrigerantes. 

- Dê preferência a alimentos orgânicos. 

- Evite comidas industrializadas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e alimentos com corante ou caramelo na composição. 

- Consulte um profissional de nutrição .

 

Assista essa super aula e aprenda quais minerais quelatados podem auxiliar na prevenção e combate a glicação.

 

 

 

 

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